quarta-feira, 28 de dezembro de 2011



Comunicação educativa e comunicação dialógica
Dialogia digital e processos educacionais

Por todos os lados que nos voltamos podemos perceber o dialogismo, que, segundo Bakhtin é o principio constitutivo da língua, em que na produção de nossos enunciados, ou discursos, consideramos os discursos de outros. Ou seja, tudo o que falamos se remete a algo já dito por outras pessoas em momentos anteriores.
O dialogismo é quem possibilita a o sentido na comunicação entre indivíduos. Caracterizando-se pelas escolhas discursivas de cada usuário da língua. A uma grande discursão nas instituições educacionais com relação à entrada da tecnologia no ambiente escolar, alguns discursos dizem que a tecnologia veio para revolucionar outros dizem que a tecnologia pode mascarar os problemas existentes no ambiente escolar. Com a introdução das relações dialógicas pode haver uma reconstrução de conhecimentos em diversas áreas .
         O que acontece no cotidiano é a construção de novos conhecimentos que são propiciados pelas inúmeras tecnologias, inclusive uma dialogia digital. Nos ambientes escolares muitas vezes são usadas três recursos mediáticos: a interação digital via web onde as pessoas se comunicam por e-mail, chat e outros ambientes virtuais, a videoconferência, onde é estabelecido um contato entre professor e aluno, onde são utilizados além do texto escrito outros recursos comunicacionais e a teleconferência que é transmitida via satélite sendo geralmente gerada em estúdios de televisão.
Enfim o uso desses recursos mediáticos tem seus pontos negativos e positivos, cabendo ao educador escolher a melhor maneira de propiciar o ensino aprendizagem por meio do uso das novas tecnologias.

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